Blog

Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão, SP.

Pedra do Baú e sua lenda

A Pedra O que não falta na Serra da Mantiqueira são lugares lindos e surpreendentes para visitar. Hoje nosso destaque é a Pedra do Baú.

O complexo rochoso Pedra do Baú conta com 1950 metros de altitude e está localizado no município de São Bento do Sapucaí, uma das cidades vizinhas de Campos do Jordão, a viagem de 30 minutos é emoldurada por uma vista de tirar o fôlego.

Ao chegar no local, você fará uma caminhada de 20 minutos até o Bauzinho, onde você terá uma vista deslumbrante para o Vale do Paiol e a maravilhosa Serra entre São Paulo e Minas Gerais.

A Lenda
A Pedra do Baú esconde uma lenda de 3 irmãos, o Monte Barão, Ana e Silvané. Monte Barão era um jovem rapaz de fé e trabalho, de uma bondade extrema e de um porte físico realmente invejável; já Ana apesar de toda sua fé e devoção, não tinha os mesmos atributos de belezas, a mesma beleza e sensualidade que se destacava em Silvané e de fé não tão latente. Na última a beleza lhe envaidecia dia a dia a ponto de ficar horas a se admirar no espelho das águas. Um belo dia, após voltar dos trabalhos, Monte Barão se deparou com a Silvané banhando-se no lago e despertando em si um sentimento realmente transgressor: uma paixão por sua irmã mais nova. Foi uma noite tortuosa, toda sua fé estava cega por aquele sentimento e, o jovem rapaz sentia a necessidade de expor seus sentimentos àquela que dominara seus pensamentos. Ana percebendo a inquietação de seu irmão tentou saber o que acontecia; apenas foi ultrajada como chata. Na manhã seguinte, Monte Barão tomado de coragem e coração em brasa resolveu se declarar a sua irmã, Ana os seguiu para entender o que estava acontecendo, pôde ouvir as declamações de um sentimento impróprio entre eles. Mas antes que pudesse impedir o beijo consensual entre os irmãos, o céu escureceu como noite e, uma chuva com trovões. O castigo, porém, não tardou a vir: os três ‘irmãos sofreram incrível metamorfose e se transformaram em pedra. Quando o sol voltou a brilhar, a paisagem era outra. Silvané mantivera a sua beleza numa delgada pedra. Ana também, conservando a sua forma, passou a ser um rochedo chato e mais baixo, e Monte Barão preservou o seu amor, permanecendo ligado a Silvané, para toda a eternidade.